Reangels-IFGEOOO!

A partir de agora estaremos incluindo informações..... GEOgráficas!!! Acompanhem o Blog, participem, contribuam! mais: elsaregis.ifgeooo! Cacoal-RO Brasil junho/2015 via aérea (eu estava lá! nos a r e s )

Apresentado a

10 de junho de 2010

AGRESSÕES SILENCIOSAS - leitura do livro do Dr. Wimmer Botura Junior - Parte I

Assim como existem doenças contagiosas causadas por vírus e bactérias, existem aquelas que são consequências do contágio pela comunicação, decorrentes do que o autor chama de "agressões silenciosas".
Uma simples conversa, um relacionamento amoroso, nossa família, a vizinhança- por detrás dessas relações cotidianas podem estar escondidas uma série de armadilhas inconscientes extremamente prejudiciais para nossas vidas.
Ao construirmos crenças com o material de nossas relações com o outro, podemos tomar decisões definitivas baseadas em interpretações erróneas, influenciando negativamente nossa vida pessoal, nosso contado social e nossa saúde.
"Há uma violência constante e grave nas relações cotidianas, muitas vezes disfarçada por atitudes aparentemente inocentes, enganosamente alegres e bem-intencionadas.
Frequentemente lemos pesquisas e artigos imputando a violência em nossa sociedade ao futebol, à televisão, à literatura ou à escola. À esta também se associam o sexo, as drogas, a miséria, as gangues, os adolescentes ou as formas de expressão que buscam a liberdade. Raramente, no entanto, comenta-se sobre a violência implícita na convivência familiar e na educação."
Além disso, muitas vezes, uma pessoa passa anos em análise, faz toda sorte de exames médicos - dos mais simples aos mais sofisticados - em busca de uma doença ou de um grande trauma psicológico, sem nada encontrar. Seus males são frutos das "agressões silenciosas".

Segundo Luiz Miller de Paiva, o título do livro é muito significativo, oportuno, e condiz claramente com o conteúdo temático..........um livro voltado para o leigo, no sentido de despertá-lo para se cuidar e se tratar...........As "crenças" às quais se refere Botura, são as fantasias inconscientes, que se produzem a nosso ver, até os sete anos de idade e causam sentimentos de culpas, levando às inúmeras doenças psicossomáticas e mentais (sentimentos de perseguição, seja entre os cônjuges, seja no trabalho)........O autor cita os casos de derriços conjugais que, para nós, são causadores de psicoses de terceira geração, isto é, avós brigam, pais se separam e filhos apresentam neuroses ou psicoses. O pânico e os estados depressivos seriam, para nós, ódio insconsciente pelos pais que se manifesta através da bioquímica pode ser curado com medicamentos e psicoterapia analítica.

Prof. Dr. Wimer Botura Júnior - médico, psiquiatra e psicoterapeuta, é especialista em psiquiatria pela Associação Médica Brasileira.

Outros livros:
Filhos saudáveis - auto - imagem, auto-estima e autoconfiança.
A paternidade faz a diferença
Ciúme
Destruição e Resgate do Feminino (co-autor)

BOTURA- AGRESSÕES SILENCIOSAS -república literária

Nenhum comentário: