Reangels-IFGEOOO!

A partir de agora estaremos incluindo informações..... GEOgráficas!!! Acompanhem o Blog, participem, contribuam! mais: elsaregis.ifgeooo! Cacoal-RO Brasil junho/2015 via aérea (eu estava lá! nos a r e s )

Apresentado a

29 de março de 2011

ENVELHECER ...... ou ....... REJUVENECER?


A tendência natural é o envelhecimento da emoção – Do  livro : Treinando a emoção para ser feliz   -  Augusto Cury.


O único lugar que deveria ser conservado continuamente jovem é a emoção. Entretanto, a tendência natural da emoção humana da meninice à velhice é uma escala ascendente de  entristecimento . A criança é mais alegre que o adolescente, que é mais alegre que o adulto, que é mais alegre que o idoso. Por isso as doenças emocionais atingem mais a terceira idade e menos as crianças.

Olhe para sua experiência. Você é mais alegre hoje ou no passado? É mais simples atualmente ou quando era uma criança? Consegue sorrir com facilidade por pequenas coisas como sorria na sua infância? Seus sonhos aumentaram ou diminuíram?

Quanto mais vivemos, mais adquirimos conhecimentos e experiências existenciais e profissionais. A esse enriquecimento somam-se as ansiedades, as necessidades, os compromissos, a competição no trabalho, os problemas da vida, e aí entra o problema. Quanto mais passa o tempo, mais nos tornamos complicados, tão complicados que às vezes nem nós nos suportamos.

Se você é um jovem, nunca se esqueça de conservar a juventude da sua emoção. Se você é um adulto, nunca se esqueça de conservar a simplicidade e a capacidade de sonhar. Se você é um idoso, nunca deixe sua emoção ser controlada pelas suas preocupações. Os problemas nunca desaparecerão de nossas vidas, mas a juventude da emoção, sim.

Alguns idosos têm oitenta anos de idade biológica, mas são jovens na idade emocional. Eles vivem a vida com aventura, estão sempre bem humorados e dispostos. Sorriem, brincam e sonham com facilidade, apesar dos problemas e das marcas do passado. São jovens no corpo de velhos e conviver com eles é uma lição de vida.

Os jovens têm de estar alerta, pois podem envelhecer precocemente no único lugar em que isso é inadmissível: no território da emoção.

Um comentário:

Gih disse...

uma bela reflexão para continuar a semana: somos jovens ou cansados de alma?