Reangels-IFGEOOO!

A partir de agora estaremos incluindo informações..... GEOgráficas!!! Acompanhem o Blog, participem, contribuam! mais: elsaregis.ifgeooo! Cacoal-RO Brasil junho/2015 via aérea (eu estava lá! nos a r e s )

Apresentado a

21 de junho de 2012

ME DÁ UM AUTÓGRAFO?-2 - MARIE JEANNE

Conheci Marie Jeanne Calasans no Consulado Francês da Avenida Paulista -SP enquanto uma pesquisa para minhas aulas de francês.
O encontro foi maravilhoso! Apresentada por minha amiga Ivone, logo no primeiro dia fiquei contagiada pela alegria que ela transmitia e já sendo uma senhora de meia idade, mostrava que o tempo e a juventude fizeram um pacto: O tempo passou e a juventude a acompanhou!
Que vitalidade, garra, força, determinação, coragem, persistência!
Marie Jeanne me convidou a conhecer sua aula. Entrei e fiquei por 2 anos!
no segundo mês me tornei sua secretária onde pude aprender a matéria e a ter uma convivência mais próxima o que me fez orgulhar de ter sido recebida com tanto carinho por sua família.
No segundo semestre tive a felicidade de ser sorteada em uma de suas atividades que promovia, com um bilhete para conhecer a França. E junto a essa felicidade conheci Monsieur Henry Doublier que passava uns dias em sua residência. Cineasta, teatrólogo e,  além de uma aparência impecávelmente jovial aos 70 anos de idade, muito humilde.
Conhecer Paris e outras regiões foi uma surpreendente viagem! A Cidade da Música, meu desejo preferido foi atendido. Além do que, passei por outras regiões como Pontoise, Reims, Luxemburgo, Alemanha e, acompanhada por minha amiga de mocidade pudemos conhecer pessoas das mais diversas culturas que se encontravam por lá.
Na volta, o Relatório para a escola foi surpreendente pois, como Marie Jeanne sempre diz: Falar do que se conhece e gosta é maravilhoso. Não detenhamos a força da expressão sobre o que nos faz bem! E o que foi dito desta vez  em aula já foi em francês.
Marie Jeanne, uma pessoa criativa, espontânea, amiga, conselheira, muitas vezes sentou-se a meu lado para saber como eu havia passado a semana,  como estavam  meus filhos ainda pequenos, meu trabalho, meus estudos de música. Me dava conselhos valorosos até hoje em meu dia a dia. Marcávamos as aulas, os passeios e as tarefas das aulas.
Saí de São Paulo mas não perdi o contato. Oito anos depois retornei às aulas. Agora me formando como Guia de Turismo tive uma apoio excepcional em minha atividades. Recuperei tão rápidamente o que havia "esquecido", revi os amigos, conheci novas pessoas e Marie Jeanne sempre com a mesma alegria e o mesmo carinho, muito amada por seus alunos, amigos e família.
Ainda nos encontramos em reuniões entre amigos e família e a lembrança de suas aulas, sua força e determinação não saem de mim. ME DÁ UM AUTÓGRAFO?

3 comentários:

Anônimo disse...

Bonjour Reangels!

Peut-être nous connaissons-nous... J'ai vécu à São Paulo pendant quinze ans, jusqu'en 2006.

J'ai découvert votre site, très sympathique et "cheio de alegria", grâce aux recherches Google.
En fait, je désirais savoir ce qu'était devenue ma grande amie à SP Cidade, Marie-Jeanne Calasans. La dernière fois que je l'ai croisée, c'était à la fin 2009 et elle ne semblait pas en fort bonne santé. Avez-vous des nouvelles récentes d'elle: puisse Marie-Jeanne être encore des nôtres.

Elle est une femme merveilleuse, d'une générosité sans limite, d'une sensibilité hors norme, et je suis triste de ne pas avoir fait un bout de chemin supplémentaire avec elle.
Para dizer a verdade, nous avons travaillé ensemble au sein d'un journal francophone.

Je vous saurais gré de répondre à ce courriel.

Avec mes meilleurs sentiments et bien sûr mes remerciements anticipés.

Yann Le Houelleur
http://www.123siteweb.fr/parisentoussens
chaudslesmots@yahoo.fr

Irrupção do Imaginário disse...

Cara, poderia me dizer se a Marie Jeanne ainda leciona? Fui aluno dela no começo dos anos 2000, gostaria de um contato. Obrigado, Bruno

Elsa Regis dos Anjos disse...

Boa noite, senhores.

Desculpem-me.
Por motivos de estudos precisei ficar afastada um tempo do blog. e vi os comentários somente agora.que o estou atualizando.
Marie Jeanne não leciona mais, infelizmente mas se quiser posso passar seu contato a ela para conversarem.
Me envie um e.mail para elsaregis@gmail.com.
Aguardo e agradeço por comentar em meu blog.
Continue olhando as novidades que serão postadas.
Até breve!